Uma das remadas clássicas brasileiras, a Circunavegação da Ilha Grande é um belo desafio para qualquer remador. Aliado à beleza natural da llha, com mais de 80 praias, de mar cristalino, nada melhor do que um caiaque oceânico para explorar lugares onde poucos chegam, como a praia dos Meros e o Farol de Castelhanos. Para a segurança do grupo, a expedição conta com o que existe de melhor em caiaques oceânicos e equipamentos para essas condições e ainda com o acompanhamento de guias experientes, compartilhando a experiência das decisões com o grupo.
Nível de dificuldade
- 3 reminhos – 4 ou mais horas de remada por dia (de 20 a 35 km). Expedições mais longas, nas quais o ideal é ter experiência em remadas e exercícios físicos por longos períodos
- Mar aberto – roteiros mais desafiadores e com entradas e saídas em praias com ondas. Recomenda-se, além de um curso de fundamentos e/ou de técnicas avançadas, uma experiência maior de canoagem em mar aberto. (Exemplos: Expedição Ilhabela, Circunavegação da Ilha Grande e Expedição Paraty – Ilhabela)
- Camping - oferecemos além da tradicional barraca, a opção muito divertida e confortável de dormir em redes (com mosquiteiro, saco de dormir e toldo). Geralmente em praias desertas com um belo riacho, é a essência do espírito expedicionário, com toda a autonomia, a alma do caiaque oceânico. Oferecemos inclusive uma estrutura de banheiro portátil.
Roteiro
Como em uma expedição longa, sujeita ao mar aberto e mudanças de clima, ondas e ventos, não existe programação fixa, apenas um planejamento inicial, o qual vai sendo adaptado, conforme as necessidades, no decorrer da viagem.
Para a segurança do grupo, a expedição conta com o que existe de melhor em caiaques oceânicos e equipamentos para essas condições e ainda com o acompanhamento de guias experientes, compartilhando a experiência das decisões com o grupo.
Roteiro Proposto:
1° dia - Encontro na praia de Biscaia, Angra dos Reis, RJ, as 10:30. Preparação dos caiaques e partida do continente em direção à Ilha Grande. Pernoite provável na praia de Feiticeira. (15 km, 3 horas de remada)
2° dia – Passamos pela Enseada do Abraão e Enseada das Palmas, pelo farol de Castelhanos e contornamos uma das partes mais expostas da travessia, a Ponta de Castelhanos. Provável pernoite em Lopes Mendes. (22 km, 4 a 5 horas de remada)
3° dia – Passando pelas praias mais bonitas da ilha, paramos em Caixadaço, Dois Rios (onde existem ruínas do presídio), passamos o agitado costão até Parnaioca e provável pernoite na paradisíaca praia dos Meros, deixando a ponta do Drago pra trás, o último desafio de mar aberto. (30km, 6 horas de remada)
4° dia – Já com águas mais abrigadas, passamos pela gruta do Acaiá e praia Vermelha, com possível pernoite em Sítio Forte. (32 km, 6 horas de remada)
5° dia – no último dia, passamos pela famosa e lotada Lagoa Azul, paramos em Freguesia de Santana e retornamos para Biscaia (17 km, 3 – 4 horas de remada)
pré-requisito: ter experiência em remadas longas de caiaque (mais de 4 horas por dia) e estar habituado a exercícios de longa duração. Muito recomendável curso “Resgate e Técnicas Avançadas”. Obrigatório conhecimentos de auto-resgate e saída molhada em caso de capotagem. Roteiro exposto e sujeito às intempéries, com possibilidade de mudança do planejado, de acordo com a necessidade e decisão dos guias. Difícil remoção em caso de desistência ou problema de saúde.
inclui: caiaques oceânicos, equipamentos de canoagem e comunicação (rádios VHF), seguro, guias especializados, refeições em todos os dias (café, almoços frios (lanche) e jantar, pernoite em barraca ou rede.
não inclui: transporte, equipamentos pessoais de camping (saco de dormir, isolante. Caso precise, a Aroeira tem disponível para aluguel, por R$60) e café do primeiro e jantar do quinto dia.