Uma expedição de verdade, para um dos trechos mais bonitos e isolados do Brasil, com tempo suficiente pra curtir a magia dessa região maravilhosa. Apesar da proximidade das maiores cidades do Brasil, a Expedição Paraty – Ubatuba passa por regiões pouco habitadas e sem acesso, cheias de praias desertas, baías recortadas e mar aberto. Uma expedição de aproximadamente 90 km, que vai botar à prova as suas habilidades canoísticas e com certeza não vai sair da sua memória tão cedo!
Nível de dificuldade
- 3 reminhos – 4 ou mais horas de remada por dia (de 20 a 35 km). Expedições mais longas, nas quais o ideal é ter experiência em remadas e exercícios físicos por longos períodos
- Mar aberto – roteiros mais desafiadores e com entradas e saídas em praias com ondas. Recomenda-se, além de um curso de fundamentos e/ou de técnicas avançadas, uma experiência maior de canoagem em mar aberto. (Exemplos: Expedição Ilhabela, Circunavegação da Ilha Grande e Expedição Paraty – Ilhabela)
- Camping - oferecemos além da tradicional barraca, a opção muito divertida e confortável de dormir em redes (com mosquiteiro, saco de dormir e toldo). Geralmente em praias desertas com um belo riacho, é a essência do espírito expedicionário, com toda a autonomia, a alma do caiaque oceânico. Oferecemos inclusive uma estrutura de banheiro portátil.
Roteiro
Como em uma expedição longa, sujeita a condição do grupo, não existe programação fixa, apenas um planejamento inicial, o qual vai sendo adaptado, conforme as necessidades, no decorrer da viagem.
A expedição conta com guias experientes, compartilhando a experiência das decisões com o grupo.
Roteiro:
Encontro em Paraty, na praia do Pontal, as 10:00
1° dia – Preparação dos caiaques e saída de Paraty, rumo ao Saco da Velha. Remada mais curta e tranqüila, em águas abrigadas, para adaptação aos caiaques. (16 km)
2° dia – o dia começa cedo, para cruzarmos a ponta da Cajaíba e seguir à respeitável ponta da Juatinga, marco para navegadores da região, devido à instabilidade das condições de mar. A partir daí a remada segue sempre por mar aberto.
Nosso objetivo é a praia paradisíaca de Martins de Sá. (30km)
3° dia – Esse é o trecho mais remoto da expedição, com praias desertas e muita mata atlântica preservada. Passamos pela Ponta Negra e remamos até a praia de Antigos. (17 km)
4° dia – passando pela praia de Calhaus e Trindade, paramos no final do dia na praia de Camburi (21km)
5°dia – Passamos pela Ilha do Porcos e seguimos em direção à enseada de Ubatumirim, onde terminamos esse trecho, que é um dos mais isolados e bonitos do nosso litoral e nos preparamos para o retorno (20 km)
Pré-requisitos:
necessária experiência em mar aberto com caiaques oceânicos e remadas longas, com mais de 4 horas por dia.
Muito desejável curso “Zona de Surf”, nível 4 ACA , para dominar técnicas de auto resgate em mar agitado e entradas/ saídas de praias com ondas, presentes por todo o percurso.
- inclui:
guia(s) especializado(s) e experiente(s) em expedições, seguro, refeições em todos os dias (café, almoço frio (lanche) e jantar, exceto café do primeiro dia e jantar do último dia. Taxas de camping.
- não inclui:
- equipamento pessoal de camping : saco de dormir e isolante pelo período da viagem, transporte
Observações:
A expedição não conta com apoio por terra. Em caso de desistência por vontade própria do cliente, que não seja por decisão do grupo, ficam os custos por sua parte.
A Aroeira se reserva no direito de modificar o roteiro planejado, visando a segurança dos participantes e bom andamento da viagem