Expedição Península Valdes (Argentina)

keyboard_arrow_leftVoltar para viagens

Você já remou com baleias, lobos marinhos e pinguins? Essa é a sua chance! Península Valdes (Argentina) é um lugar fantástico, com falésias cheias de fósseis marinhos, uma natureza agreste e a maior concentração de baleias Franca Austral do mundo, assim como lobos marinhos e pinguins.

Nível de dificuldade
  • 2 reminhos2 reminhos – de 2 a 4 horas de remada por dia (de 10 a 20 km). Recomenda-se que o aventureiro tenha bom preparo físico e pratique canoagem ou algum outro esporte.
  • CampingCamping - oferecemos além da tradicional barraca, a opção muito divertida e confortável de dormir em redes (com mosquiteiro, saco de dormir e toldo). Geralmente em praias desertas com um belo riacho, é a essência do espírito expedicionário, com toda a autonomia, a alma do caiaque oceânico. Oferecemos inclusive uma estrutura de banheiro portátil.
  • Mar abrigadoMar abrigado – roteiros no mar que possuem todas as aportagens em praias abrigadas. Recomenda-se conhecimentos básicos de canoagem ou ter frequentado um curso de fundamentos de canoagem. (Exemplos: Picinguaba, Praias Desertas).

Península Valdes é um parque de grandes atrativos de fauna, geológicos e históricos. Com a maior concentração de baleias Franca Austral, (ao redor de 1500 indivíduos que entram nos Golfos San José e Golfo Nuevo por temporada (de junho a dezembro) para acasalamento e reprodução, antes de voltar a águas antárticas, onde se alimentam. Podem ser observados também lobos marinhos, aves como o pinguim de Magalhães, cormorões, ostreiros e gaivotas.

Com um clima bastante agreste (vegetação rasteira e arbustros espinhosos), proveniente da escassez de água (toda água consumida em Puerto Piramides é dessalinizada), suas encostas contém grande quantidade de fósseis do período terceário (20 milhões de anos), forma um cenário muito interessante, diferente do que estamos acostumados. Podem ser observados ainda guanacos, raposas, tatus, entre outros.

Com águas frias, mas transparentes, remando próximo a baleias e lobos marinhos, faz dessa expedição uma vivência inesquecível!

Roteiro:

1° dia – Chegada no Aeroporto de Puerto Madryn e translado a Puerto Piramides. Reunião para preparação e detalhes da expedição. Pernoite em alojamento. Almoço e jantar não inclusos

2° dia – Saímos cedo em direção ao Golfo San José, onde começa a nossa aventura!

Carregamos os caiaques com tudo o que necessitaremos para os próximos quatro dias (inclusive toda a água). Nosso experiente guia local dará uma explicação sobre questões ambientais, comportamento com os animais e segurança. Parada para almoço e descanso em Punta Tehuelche. Remamos até o ponto onde armaremos o acampamento. (aprox 10 km). (almoço e jantar inclusos)

3° dia –Após o café da manhã, desarmamos o acampamento e remamos pela baía Fracasso, uma praia extensa, onde muitas aves migratórias param para se alimentar e descansar. Parada para almoço e caminhada para conhecer o local. A tarde seguimos para Baia Encantada, onde armamos o segundo acampamento. Trekking nas redondezas e jantar. (aprox 15km) (café, almoço e jantar inclusos)

4° dia – Começamos o dia remando até uma área onde podemos observar uma pequena colônia de lobos marinhos. Destino final do dia é Praia Villarino, um lugar histórico onde desembarcou a primeira expedição espanhola. (aprox 15 km) (café, almoço e jantar inclusos)

5°dia – O destino da remada fica a cargo do guia local, dependendo das condições climáticas, fauna e rendimento do grupo. Coordenação com o transfer que nos levará de volta a Puerto Piramides, no final da tarde. Final da expedição de caiaque (café e almoço inclusos. Jantar em Puerto Piramides não incluso)

6°dia – Excursão terrestre para visitar a Colônia de Pinguins de Magalhães na Estancia San Lorenzo, visita a Caleta Valdes para observar elefantes marinhos. Pernoite em alojamento em Puerto Piramides (inlcusa taxa de visitação e transfer. Almoço e jantar não inclusos)

7°dia – dia livre, translado ao aeroporto de Puerto Madryn e regresso

Observações:

- Como as condições climáticas no local podem variar bastante, assim como a maré, que pode chegar a 5 m de variação e condições da fauna, fica a cargo do guia local decidir e modificar o roteiro conforme a necessidade, para melhor aproveitamento e segurança do grupo.

- Se utilizarão caiaques simples e duplos, serão fornecidos equipamentos de canoagem, assim como jaqueta e calça impermeável e botas para remada, barracas The North Face, sacos estanques, equipamento de comunicação, etc

- Temperatura do ar pode estar de 5 a 15°C, com baixa umidade e da água de 10 a 15°C

- Roupa de remada: abaixo da jaqueta e calça impermeável, o mais confortável seria usar uma roupa térmica sintética (fleece), que não absorve água e seca rápido. Neoprene não é confortável para remar

- Não existe água no local e toda água para nosso consumo será levada nos caiaques. Portanto não existe água disponível para banho. Recomendável levar lenços umedecidos para higiene pessoal.

Pré-requisito:

por volta de de 2 a 4 horas de remada por dia (de 10 a 20 km). Recomenda-se que o aventureiro tenha bom preparo físico e pratique canoagem ou algum outro esporte.

Check list recomendado:

- Gorro, chapéu/bone para o sol e luvas

- Óculos de sol e protetor solar

- 2 camisetas de tecido sintético, uma curta e uma longa

- Um casaco sintético (fleece)

- Anorak ou quebra vento impermeável e respirável

- 2 calças tipo primeira pele

- 1 calça de trekking

- Traje de banho

- 4 pares de meias sintéticas

- Tênis e sandália (ou crocs)

- Saco de dormir

- Lanterna

- Garrafa de água

- Equipamento de higiene pessoal

- Mochila pequena para trekking

Inclui:

Guias especializados

Todas as refeições durante a travessia de caiaques

Equipamentos de canoagem, calça, jaqueta e botinha para remar

Equipamento de camping

4 dias de caiaque e 3 pernoites acampando

Ingresso na Área Protegida de Peninsula Valdes

Transporte mencionado no itinerário

Excursão Terrestre para visitação da colônia de pinguins San Lorenzo

Não inclui:

Equipamento pessoal de camping (saco de dormir e isolante)

Transporte não mencionado no itinerário

Comidas não mencionadas no itinerário

Jantar dos dias 1, 5 e 6, almoço dia 6

Preço:

usd 1150 cash + R$1500 a vista

Aéreo não incluido

Obs.: o transfer parte do aeroporto de Trelew as 13:00 do primeiro dia