Saco do Mamanguá (4 dias)

keyboard_arrow_leftVoltar para viagens

Além de fazer parte da história brasileira da época do ouro, Paraty e região guarda também outros tesouros naturais, como o Saco do Mamanguá, praticamente um fiorde rodeado por mata atlântica, ímpar no litoral brasileiro. Protegidos pela APA do Cairuçu e Parque Ecológico da Joatinga, abriga uma fauna marinha riquíssima, inclusive com ecossistemas de mangue. A não existência de luz elétrica, o estilo rústico da arquitetura e a comunidade local completam ainda esse clima de tranqüilidade e integração com a natureza e com a comunidade caiçara, onde acompanhamos a confecção do artesanato tradicional e seu dia a dia. Viva tudo isso como faziam os antigos: a remo! À bordo de caiaques oceânicos, sem impacto ambiental ou ruído nenhum, que completa esse clima de aventura.

Nível de dificuldade
  • 1 reminho1 reminho – até duas horas de remada por dia (por volta de 10 km). Condicionamento físico básico.
  • Águas abrigadasÁguas abrigadas – são locais de mar ou lagos sempre abrigados, que não dependem das condições do mar. (Exemplos: Represa de Atibainha, Canais do Lagamar, Cananéia, Ilha do Cardoso, Saco do Mamanguá e Paraty Mirim). Não requer conhecimento técnico de canoagem.
  • CampingCamping - oferecemos além da tradicional barraca, a opção muito divertida e confortável de dormir em redes (com mosquiteiro, saco de dormir e toldo). Geralmente em praias desertas com um belo riacho, é a essência do espírito expedicionário, com toda a autonomia, a alma do caiaque oceânico. Oferecemos inclusive uma estrutura de banheiro portátil.

Roteiro

1° dia –– Encontro em Paraty Mirim as 10:30, onde preparamos nossos caiaques oceânicos para partir e após uma instrução de técnicas e segurança, saímos em direção ao Saco do Mamanguá, com uma parada na praia de Guarda Mor para almoço, remando até a praia do Cruzeiro, onde ficaremos acampados. A tarde livre pra curtir a praia e o clima do lugar. O roteiro é feito todo por águas bastante abrigadas, com total segurança dos participantes.

2°dia – após o café da manhã, nos preparamos para subir o Pico do Pão de Açúcar de onde se pode avistar todo o Saco do Mamanguá e região, numa vista maravilhosa. A caminhada é de cerca de 1 hora e 15 minutos.

3°dia – após o café da manhã, vamos navegar em direção ao fundo do Saco do Mamanguá, passando por várias praias e comunidades caiçaras, até uma região de mangue. Com acesso praticamente só a caiaques e canoas, entramos por um rio de mangue, que se transforma em um rio de mata atlântica cristalino, até uma prainha de areia, de onde fazemos uma breve caminhada e chegamos à cachoeira do Rio Grande, onde fazemos um lanche. Na volta, paramos na vila do Baixio, vamos visitar o Seu Dico, artesão local, com quem teremos uma aula de artesanato em caxeta (madeira local, de consistência macia, própria para artesanato) e vivenciaremos um pouco da vida caiçara.

4°dia – Navegamos até a bela praia do Engenho, ideal para um snorkeling, visitamos uma cachoeira, almoço e tempo livre para aproveitar a praia. De volta a Paraty Mirim, tomamos um banho e fechamos as atividades as 15:00.

Inclui: caiaques e equipamentos, seguro, café da manhã no segundo, terceiro e quarto dia, almoço (lanche) no primeiro, segundo, terceiro e quarto dia, jantar do primeiro, segundo e terceiro dia, guias especializados, pernoite em barracas em duplas ou em redes com mosquiteiro e cobertura

Não inclui: transporte, jantar do último dia, café da manhã do primeiro, bebidas e equipamento individual (saco de dormir e isolante, vide check list). A Aroeira disponibiliza sacos de dormir e isolantes para aluguel

Roteiro de excepcional beleza e pouca exigência física, adequado para remadores iniciantes, em águas sempre abrigadas, mesclado com caminhadas e interação com a vida caiçara e artesãos. Por volta de 2 horas de remada por dia, com bastante tempo para se aproveitar as praias e belezas locais.

Preço: R$1550 à vista ou 3x R$550,00

Aventureiro programado tem desconto!

  • 10% de desconto para reservas com até 2 semanas de antecedência
  • 5% de desconto para reservas com até 1 semana de antecedência

Sujeito a alterações, conforme condições climáticas, visando a segurança.